quinta-feira, 13 de março de 2014

Vindo sobre as nuvens do céu





Comentário de Tessalonicenses de Don Preston.




A influência do Dispensacionalismo e Amilenismo convenceu muitos de que Jesus pode, a qualquer momento, ser visto, vindo sobre as nuvens do céu. Isto quer dizer que o seu retorno está próximo e que vamos vê-lo no ar montado sobre nuvens literais. Mas esta é a maneira pela qual a Bíblia usa os termos vindo nas nuvens do céu? Se olharmos para uma descida literal de Deus nos céus?




Vindo sobre as nuvens na literatura do Antigo Testamento




Devemos lembrar que a linguagem da Bíblia é definida no âmbito da literatura judaica. Para entender o significado desses termos sugere que devemos estar familiarizados com a linguagem usada por aqueles a quem foi originalmente falado. Se alguém não entender a cultura e o fundo de um povo, é difícil saber o que eles querem dizer em um determinado contexto.




A ideia de vir sobre as nuvens não é exclusivo para passagens do Novo Testamento relacionados com a parousia de Jesus. Como Don Preston escreve: "Quando Davi descreve a vinda do Senhor para reivindicar e salvá-lo da intenção assassina de Saul, aqui está como ele descreveu as ações de YHWH:





"Das trevas fez um manto em que se ocultou; escuridade de águas e espessas nuvens eram o seu pavilhão. Do resplendor que diante dele havia, as densas nuvens se desfizeram em granizo e brasas chamejantes. Trovejou, então, o Senhor, nos céus; o Altíssimo levantou a voz, e houve granizo e brasas de fogo. "(Sl 18:11-13) ARA



Vamos encontrá-lo nos ares no casamento do rei dos reis! p. 167, Don K. Preston.




A partir deste exemplo, podemos observar que tal vindo sobre as nuvens não era um evento de fim de mundo. Ele não envolvem uma literal vinda sobre as nuvens. Adicione a isso o exemplo de Sofonias 1:15. A profecia refere-se à destruição de Jerusalém pelos babilônios em 586 aC.





"O grande dia do Senhor está perto, está perto, e apressa-se rapidamente. O barulho do dia do Senhor é amargo, não os poderosos clama. Aquele dia é dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de devastação e desolação, dia de escuridade e negrume, dia de nuvens e densas trevas, dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra a torres altas. " Sofonias 1:14-16



"PESO do Egito. Eis que o SENHOR vem cavalgando numa nuvem ligeira, e entrará no Egito; e os ídolos do Egito estremecerão diante dele, e o coração dos egípcios se derreterá no meio deles." Isaías 19:1



Observe mais uma vez que a Bíblia retrata a vinda de Deus nas nuvens para provocar a destruição de Jerusalém. No entanto, Deus não está vindo sobre as nuvens, literalmente falando. Um exemplo semelhante é encontrado em Isa. 19:1-2: "O ônus contra o Egito. Eis que o Senhor vem cavalgando numa nuvem ligeira, e entrará no Egito, os ídolos do Egito vai cambalear diante dele, e o coração dos egípcios se derreterá no meio deles. "






A presença de Deus, literalmente a face de Deus (prosopon) seria visto na nuvem, quando Deus veio para destruir o Egito. Nem uma única instância envolvida a presença de Deus em uma nuvem literal. Este é o gênero da língua e da literatura apocalíptica de que Jesus, os apóstolos e os judeus de sua época se basearam em suas referências à vontade de Deus, vindo sobre as nuvens.





Problemas com a tomada de “vindo sobre as nuvens” literalmente





Quando se considera o conceito de vir sobre as nuvens, literalmente, como se os homens pudessem olhar para cima no céu e ver o Senhor, eles esquecem não só a língua e os exemplos acima, mas também o raciocínio e lógica. Considere o fato de que muitos acreditam que a Terra e todos os seus elementos um dia vai queimar como uma batata frita. Que incluem as nuvens.





Como Preston notou, então como alguém poderia ser arrebatados nas nuvens para estar com o Senhor para sempre no ar? Por causa da interpretação literal ainda errônea de que o mundo e tudo que nele há serão queimados, eles se saem sem qualquer nuvem ou ar. É uma contradição manifesta e mostra a falácia de tais interpretações literais.





O momento da vinda sobre as nuvens





Por mais que muitos exegetas bíblicos adorariam, o fator tempo não pode ser eliminado a partir da discussão da vinda de Cristo nas nuvens do céu. Os discípulos perguntaram a Jesus quando serão essas coisas, qual será o sinal da tua vinda (manifestação) e da consumação dos séculos? Ele responde, dando-lhes respostas relacionadas ao tempo. Considere o seguinte:





"Por todas essas coisas devem acontecer, mas o fim ainda não é" (v. 7)



"Todas estas coisas são o princípio das dores" (v. 8)



Então vos hão de entregar-se "(v. 9)



Então, muitos serão escandalizados "(v. 10)



Então muitos falsos profetas se levantarão "v. 11



Mas aquele que perseverar até o fim será salvo ", v 13



"Então virá o fim" (v. 14)



"Quando você vê a abominação da desolação" (v. 15)



"Então, os que estiverem na Judéia, fujam..." (v. 16)



"Ai daqueles que amamentarem naqueles dias '" (v. 19



"Pois então haverá grande tribulação "(v. 21)



"E, se aqueles dias não fossem abreviados "(v. 22)



"Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo!"(V. 23)



"Imediatamente após a tribulação daqueles dias "(v. 29)



"Então o sinal do Filho do Homem aparecerá no céu "(v. 30)



"Quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo" (v. 33)



"Esta geração de modo algum passará, sem que todas essas coisas aconteçam" (v. 34)



"Daquele dia e hora" (v. 36)



"Então dois homens estarão no campo" (v. 40)



"A que hora virá o vosso Senhor" (v. 42)



"Virá na hora em que você não espera" (v. 44)




Portanto, para eliminar o tempo a partir da equação da vinda de Cristo nas nuvens é perder o coração de ensinamento do Senhor sobre o assunto. O versículo 34, porém é fundamental que marca todo o caso de vir Jesus sobre as nuvens, dentro de sua geração de apóstolos no primeiro século.



Nenhum comentário:

Postar um comentário