quinta-feira, 13 de março de 2014

Fim do Mundo ou Consumação do Século?





Muitos cristãos ficariam chocados ao saber que a Bíblia não diz nada sobre o fim do mundo (fisicamente falando). Em outras palavras, a maioria dos cristãos não são familiarizados com o estilo apocalíptico judaico de escrever dos profetas do Antigo Testamento.




Eles se aproximam da Bíblia, e não como se tivesse sido escrito para um povo e cultura específicas, ignorando o que chamamos de relevância do público, mas como se estivesse escrito em nossa própria geração e tempo. Isto é especialmente verdadeiro com a escatologia do fim do mundo,




O Fim do Mundo e Escatologia do Pacto




O segundo problema que nós cristãos (e não cristãos) temos é a incapacidade de compreender corretamente a natureza da escatologia ensinada na Bíblia. Profecias escatológicas não estão focados em materia de dissolução cósmica, mas na transformação da aliança. Em outras palavras, “escatologia da aliança” é o ensino bíblico mais exato.




O que é a Escatologia do Pacto? É a transição da Antiga Aliança de Israel do pecado e da morte, muitas vezes chamado de o ministério da morte (2 Coríntios. 3) ou Torah, para a nova aliança (ministério da vida). É a realização de um novo mundo de justiça em que "o pecado" em que o homem caiu no jardim é removido por meio de Cristo através de sua morte e parousia ("segundo" que vem).



O que os cristãos deve entender sobre o Fim do Mundo?




A Bíblia, ao invés de ensinar que o fim do mundo está próximo, realmente ensina exatamente o oposto. A crença de que o mundo vai acabar algum dia (geralmente acredita-se ser iminente e em nossa geração) é uma distração e leva ao escapismo. Isso faz com que se veja o mundo como secular ao invés de resultados espirituais e, portanto, em uma mentalidade de abandono.




Cristãos sentam e falam sobre como o "mal" que está no mundo, e fugir para o porto seguro do edifício da denominação e esperar no Senhor nas nuvens. Este é um paradigma horrível e vemos os resultados horríveis onde hoje o mundo é descrito como um lugar mal que precisa de uma purificação pelo fogo.




Ao tomar um rápido vislumbre no "final", podemos ver que Deus não está preocupado com o fim do mundo em que vivemos nem ele assume que a terra um dia será livre de todas as pessoas do mal. Em Apocalipse 22, depois do novo céu e da terra, a cidade santa de Deus, a nova Jerusalém que desce do céu para estar com os homens na terra, (Apocalipse 21:1-3) que ainda acham maldade na terra. Considere o que Deus diz a respeito de quem está fora da cidade santa.




Bem-aventurados aqueles que guardam os Seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar pelas portas na cidade. Mas fora os cães, os feiticeiros, adúlteros, os homicidas, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira. (Apocalipse 22:14-15)





Não só Deus escolheu não o fim do mundo, ele também afirmou que não iria destruir todos os ímpios como ele já fez durante o dilúvio. Considere a sua avaliação do homem depois do dilúvio nos dias de Noé. A ocasião do dilúvio foi a maldade do homem Gênesis 6:5-7, 12-13.




No entanto, após o dilúvio, Deus disse que, embora o coração do homem fosse só mal continuamente, ele nunca iria destruir todos os seres vivos, como tinha feito! "E o Senhor sentiu um aroma suave. Então o Senhor disse em seu coração.



"Eu nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, embora a imaginação do coração do homem é má desde a sua mocidade; nem vou mais a ferir todo vivente, como fiz." (Gn 8:20).




Deus não apenas prometer que nunca para destruir todos os seres vivos, ele também prometeu que enquanto a terra permaneceu permaneceria sob seu cuidado protetor com promessas de oferta de alimentos, e os fundamentos cósmicos para sustentar a vida no planeta nunca cessam, (Gen. 8:21).



O Fim do Mundo e a promessa imutável de Deus




Como dissemos no início deste artigo, o fim do mundo ou do universo físico põe diretamente em cheque a promessa imutável de Deus. A promessa da continuação do mundo físico é tão fortemente incorporado no caráter de Deus, que está ligada ao próprio céu. Nós daremos a seguinte escritura como alimento para o pensamento, mas vai expandir isso em escritos posteriores sobre o assunto.




A Bíblia diz que Deus deu a Cristo um nome que está acima de todo nome que se nomeia, não só neste século, [o que significa que mundo atual / era judaica, que terminou em 70 dC], mas também no vindouro [a idade que seguiu da era judaica, ou seja, a corrente era cristã]. Além disso, a idade por vir, é o mundo ou "era" sem fim. (Efésios 3:21)




Em outras palavras, não há nenhuma escatologia para a Era Cristã. Você não pode ter um fim que não tem fim.
Agora observe que Deus diz, o nome de Cristo deve continuar enquanto o sol existir!




"O seu nome permanecerá eternamente, o seu nome se irá propagando de pais a filhos, enquanto o sol durar; o os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado" Salmos 72:17




Isso só pode significar que o sol é eterno e não deixará acabará pois a sua duração é inseparável da duração do nome de Cristo. Essa é a promessa de Deus. Da mesma forma, ele diz o mesmo da lua.




"Nos seus dias florescerá o justo, e abundância de paz haverá enquanto durar a lua. Salmos 72:7



Israel, não tinha noção do fim do mundo. Eles sabiam que a promessa de Deus sobre o universo físico era que ele nunca iria acabar.
Como Salomão escreveu:




"Uma geração passa, e outra geração vem, mas a terra permanece para sempre." Eclesiastes 1:4





Lembre-se Deus disse que, enquanto a terra permaneceu "dia e noite" não cessaria. O que ele quis dar para separar o dia e a noite? O sol, a lua e as estrelas.



Em Jeremias 31:35, Deus diz que, se as ordenanças do sol e da lua partissem de diante dele, em seguida, a semente de Israel deixaria. Isso incluiria Cristo e todos os da descendência de Abraão através dele.




"Assim diz o SENHOR, que dá o sol para luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, bramando as suas ondas; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome. Se falharem estas ordenanças de diante de mim, diz o SENHOR, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre." Jeremias 31:35,36





Conclusão




Em resumo, temos demonstrado que na Escatologia do Pacto, a dissolução não é cósmica e destruição não é o foco do fim dos tempos nos ensinamentos da Bíblia. As Escrituras ensinam que o mundo cósmico, como sabemos vai continuar a existir sem fim. Além disso, demonstramos que os incrédulos continuarão na terra, mas permanecem fora da cidade santa de Deus, se não se arrependerem das suas obras.



Em seguida, demonstramos a promessa de Deus de nunca destruir o mundo cósmico, mas prometeu que ele permaneça, enquanto o nome de Cristo, for para sempre. Deus ligado a longevidade do sol e da lua com a longevidade ou a natureza eterna do nome de Cristo. Os cristãos devem, portanto, estar ativamente engajados em alcançar os perdidos para Cristo, ao invés de ficar esperando no fim do mundo.




Para aprimorar seus estudos sobre o fim do mundo, recomendamos que acesse também outros sites de interpretação preterista completo. Você vai descobrir muitos textos adicionais e como interpretá-los com precisão. Exemplo após exemplo é dado para mostrar como Deus usou a linguagem apocalíptica.




Nota: A tradução mais correta para a palavra grega Ayon em Mateus 24:3; 28:20 e em todo novo testamento é Século, Tempos ou Era, não mundo, que significa tempo marcado por suas características morais ou espirituais, que no caso se tratou da Era Judaica e seu fim definitivo com a cruz e a queda do último templo. Traduzir por mundo confundiu e causou todos essas doutrinas mirabolantes sobre o fim do planeta, pois se tratava do mundo da época sob a Lei. 


Autor: Irmão Deivid Gama - (Assembleia de Deus Ministério da Reconciliação - Guapimirim/RJ)
Editor do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário